Magia de Oz contagia o ambiente escolar

Por SOMOS Educação

“Não há lugar melhor que o nosso lar”. A frase é do célebre filme “O Mágico de Oz”, um dos maiores clássicos da história da sétima arte. Em homenagem à obra, o Colégio Teófilo Rezende promoveu na Feira Cultural de 2019 o projeto “OZ – 80 anos de magia”, com o objetivo de promover os valores cultuados no filme.

Projeto Magia de OZ
Bonecas Dorothy

“O Mágico de Oz trata de uma narrativa simbólica, em que são trabalhados sentimentos e emoções como superação, determinação, coragem, bem como desperta valores de amizade e solidariedade”, analisa a professora Michele Rodrigues, que coordenou o projeto.

Magia e aprendizado

O trabalho foi orientado para as turmas do 2º ano do Ensino Infantil. De início, o filme foi apresentado aos alunos, para um posterior debate acerca da aventura, dos personagens e a mensagem expressada.

“As crianças puderam trabalhar a expressão oral, a criatividade e a imaginação”, ressalta Michele.

Por fim, foi realizada a exposição com os trabalhos que os alunos realizaram inspirados pela história mágica. Na exibição, era possível conferir:

  • A confecção de um livro, que ficou exposto na estante com desenhos e registros; (O tema da obra era uma abordagem sobre os personagens do filme);
  • Na lousa, exposição de fotos dos alunos e algumas atividades relacionais;
  • Tinha disponível também um jogo de trilha em uma mesa pequena para os visitantes;
  • O Homem de lata e a boneca da Dorothy (personagens do filme feitos de lata, expostos em cima de uma mesa grande na sala).
  • Exposição do sapatinho de Rubi;
  • Curiosidades e imagens sobre o filme em cartazes.
  • Mensagens de fala dos personagens, expostas como móbiles.
Exposição "Mágica"
Exposição “Mágica”

Além do fundo da sala todo decorado com o cenário do Mágico de Oz, incluindo personagens e castelos feitos em papelão. A imaginação foi tão além que até elaboraram uma estrada de tijolos amarelos em TNT, com flores ao redor. Foi uma exposição indubitavelmente mágica!

Estrada de tijolos amarelos
Estrada de tijolos amarelos

Como fazer em minha escola:

– Organizar a exposição da escola;

– Promover a exibição do filme ‘O Mágico de Oz’;

– Levantar os principais tópicos para debate no filme;

– Usar a criatividade com materiais como lata e papelão para confeccionar personagens;

– Abusar da imaginação!

Para ver outros projetos de destaque na educação navegue em https://www.rededeexperiencias.com.br/na-pratica. E se sua escola também promove a participação dos alunos em projetos incríveis, compartilhe conosco em https://bit.ly/2HRdQQ7.

Fotos: Colégio Teófilo Rezende

 


Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *