Manhã repleta de cultura

Por SOMOS Educação

Já virou tradição. Para coroar o trabalho do 1º bimestre de cada ano, o Colégio Villa Lobos, de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, promove uma manhã de sábado interativa e repleta de atrações culturais. Educadores, alunos e seus familiares se reúnem para momentos especiais, de aproximação com a escola, com exposições, apresentações musicais e teatrais, além de diversas oficinas. É o “Manhã Cultural”, projeto que atrai a atenção e a veia criativa dos jovens estudantes.

Em 2019, o “Manhã Cultural” teve um gosto mais que especial, já que o Colégio Villa Lobos celebra 20 anos de educação e atividades. E para marcar esse momento, todos os segmentos escolares se engajaram e participaram do evento.

Manhã cultural – os sete hábitos para ser feliz

Na Educação Infantil, o projeto deste ano destacou a implantação do Líder em Mim, um programa de habilidades socioemocionais. Assim, com o tema “Manhã Cultural – Os 7 hábitos para ser feliz”, cada turma, de 2 a 5 anos, trabalhou um dos hábitos e apresentou uma música, sob o acompanhamento do professor de música, Rodrigo Carneiro.

Manhã repleta de cultura
Manhã repleta de cultura

As atividades foram guiadas pela diretora Carla Baldini e pelas coordenadoras Elaine Purcineli, Mandica Issy e Cris Hyppolito, juntamente com os professores, alunos e seus pais.

Além da música, as crianças se dedicaram em outras artes e que se viu foi uma rica exposição de trabalhos, com muita interatividade. “Os resultados foram fantásticos, os pais ficaram encantados com o reflexo do trabalho na ação dos filhos. Os alunos conseguem mostrar para os pais o significado dos hábitos, explicando a construção de cada trabalho”, destaca a coordenadora da Educação Infantil, Mandica Issy.

Para a coordenadora, o momento de construção do evento é muito marcante. “Os professores passam por formação e pesquisa sobre o tema para depois trabalharem com os alunos. Os estudantes, por sua vez, se envolvem de maneira a provocar o pensamento científico, crítico e criativo, já que possuem o contato com o professor além do conteúdo da sala. Tudo isso faz essa relação transcender a apostila e também coloca experiências e conhecimento de mundo”, ressalta Mandica.

Manhã repleta de cultura

Muita arte e cultura

A literatura, claro, também teve espaço de destaque. Afinal, muitos livros inspiraram filmes, assim como inúmeros filmes já se transformaram em livros e tornaram-se obras imperdíveis!

O dia ainda contou com oficinas, desafios, jogos e encenações, além da apresentação de outros projetos que a escola desenvolve ao longo dos anos: Bate Villa e Coral do Villa, que são projetos de expressão musical, percussão e canto; e o Villa Encena, projeto de dramatização e encenação.

Tudo foi preparado com muito carinho e dedicação pelos alunos. “Esse projeto traz um sentimento de pertencimento para o estudante, faz com que os alunos queiram estar na escola e não entendam o ambiente apenas como um espaço de cobrança, mas sim um espaço de crescimento, de construção coletiva”, afirma Mandica Issy.

Manhã repleta de cultura
Manhã repleta de cultura
Manhã repleta de cultura
Manhã repleta de cultura
Manhã repleta de cultura
Manhã repleta de cultura
Manhã repleta de cultura
Manhã repleta de cultura

O “Manhã Cultural”, traz ainda como grande contribuição o fortalecimento da relação entre alunos e professores fora da sala de aula, já que todos participam juntos dos momentos de montagem e de criação cultural.

Como fazer na minha escola:

– É importante que a escola desenvolva trabalhos que prestigiem e reconheçam o desenvolvimento pedagógico e social dos alunos;

– O colégio deve organizar um evento em conjunto para todas as turmas. Isso faz com que alunos prestigiem alunos, pais conheçam mais a escola, de forma que a família se aproxime do universo escolar;

– A escola pode definir um tema em comum a ser explorado por cada turma de uma maneira (escrita, encenação, música, entre outras artes);

– Esses trabalhos devem ficar expostos e/ ou serem apresentados em um evento para toda as famílias. Aliás, elas também podem ser envolvidas no projeto, já que parte do trabalho dos estudantes é realizado em casa, como pesquisas, construção de maquete, etc;

– É essencial um olhar atento ao que cada aluno pode contribuir: há quem tenha talento para desenho, outro para pintura, alguns para encenação, outros para montagem…e assim, todos brilham de uma maneira individual em um evento que se faz com a força de tantos!

Para ver outros projetos de destaque na educação navegue em https://www.rededeexperiencias.com.br/na-pratica. E se sua escola também promove e incentiva a participação dos alunos em projetos incríveis, compartilhe conosco em https://bit.ly/2HRdQQ7

Fotos: Colégio Villa Lobos

 

Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *