Muito mais que esporte

Por SOMOS Educação

Todo tipo de acontecimento pode ser um convite à construção do conhecimento e do saber. Uma competição esportiva, por exemplo, pode servir como rica oportunidade para o aprendizado. Foi justamente usando esse conceito que o Colégio Rui Barbosa, de Maceió (AL), aproveitou a Copa do Mundo de Futebol da Rússia, realizada neste ano, para atrair seus alunos do ensino Fundamental à aquisição de novas e diferentes culturas.

A coordenadora do colégio, Heline Pereira Alves, nos contou os detalhes. “Visando à formação completa do aluno, entendemos que tínhamos que aproveitar essa competição esportiva mundial para nos aprofundarmos sobre as diferentes culturas ali envolvidas. Essa era a nossa meta e desenvolvemos o projeto para alcança-la plenamente”, destaca Heline.

Esporte: campo bom para o conhecimento

Para dar maior abrangência nos estudos, cada turma recebeu um tema específico. Teve quem ficasse responsável por falar do primeiro ano da competição; teve turma que abordou a evolução das roupas e acessórios dos atletas. Tecnologias de mídias e suas evoluções; e países sede do evento também entraram na lista de assuntos.

 

“Cada tema foi desenvolvido em quatro diferentes atividades acadêmicas: trabalho escrito e apresentação oral individual; crônica esportiva; mapa conceitual; e a realização de uma linha do tempo”, explica Heline.

A culminância do projeto se deu com a Casa Aberta aos Pais e Amigos. Para isso, cada turma ficou responsável por uma parte da logística (ornamentação, lembrancinha, recepção dos convidados, e divulgação nas redes sociais, entre outras ações).

Para Heline, o projeto foi uma grande oportunidade de enriquecimento cultural e de aprendizado. “A iniciativa nos permitiu acompanhar o progresso e entusiasmo dos alunos, no que consideramos uma grande atividade educacional. Os pais também foram bem participativos, o que engrandeceu ainda mais a atividade. Tudo isso, sem deixar de exaltar a oportunidade de descobrir talentos e desenvolver potenciais contidos nessa ação”, finaliza a coordenadora do colégio Rui Barbosa.

Como fazer na minha escola:

– Aproveite grandes eventos e acontecimentos para promover atividades culturais e de construção de conhecimento.

– A escola pode dividir as turmas em diferentes temas e elaborar diversas atividades acadêmicas (leitura, produção de texto, manifestação artística).

– O final do projeto pode ser marcado por um grande evento, com a participação de familiares e toda a comunidade escolar.

Navegue em https://www.rededeexperiencias.com.br/na-pratica e veja outros projetos de destaque na educação. E se sua escola também promove e incentiva a participação dos alunos em projetos incríveis, compartilhe conosco em https://bit.ly/2HRdQQ7.

Fotos: Colégio Rui Barbosa
Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *