Música, coreografia e união

Por SOMOS Educação

Autoestima e quebra de paradigmas. Esses foram os objetivos do Instituto Educacional Emmanuel, de Cajamar (SP), ao desenvolver o “Coreografia de Ginástica Geral”, projeto que mesclou dança e ginástica com os alunos do Ensino Fundamental I.

“Através da dança e da ginástica geral é possível proporcionar vivências de alguns movimentos. Assim, pode-se perceber um ganho motor, além do importante trabalho de desenvolvimento do respeito ao próximo, o que leva os alunos a refletirem”, explica o professor de Educação Física da escola, Carlos Renato dos Santos.

Coreografia e muito movimento

Para alcançar o objetivo do projeto, o professor organizou com os alunos uma coreografia misturando dança com diversos movimentos da ginástica. Pirâmides, saltos, rolamentos, pontes e paradas de mãos, entre outras formações e movimentos, fizeram parte da coreografia.

Coreografia com vários movimentos
Coreografia com muitos movimentos

O professor Carlos conta que os alunos se empolgaram com a atividade. “Por isso, o projeto ganhou corpo e aumentei a responsabilidades dos estudantes. Assim, organizamos um evento para uma apresentação no colégio onde as outras salas poderiam prestigiar o trabalho realizado. Foi um desafio prontamente aceito por todos.”

Alunos selecionaram música e coerografia
Alunos escolheram música e coerografia

Cada sala escolheu sua música de apresentação, adequando dança e movimentos. Para isso, a seleção foi variada, passando por canções de Justin Timberlake, Katy Perry e a cantora brasileira Iza. Além das coreografias, os alunos também definiram o figurino para as apresentações.

“O que era para ser um simples projeto dentro da disciplina de Educação Física tornou-se uma grande lição de superação, cooperação e mobilização. Todos queriam acertar e fazer uma grande apresentação”, destaca Carlos. “Mais do que isso, um ajudava o outro e o que vimos ao final de tudo isso foi uma união maior dos colegas. O projeto foi maravilhoso e superou todas as expectativas”, conclui o professor.

Como fazer em minha escola:

– Aproveite a aula de Educação Física para convidar e inspirar os alunos ao projeto;

– Estimule que cada sala escolha sua música e desenvolva a coreografia;

– A coreografia deve contemplar movimentos de ginástica;

– Organize uma apresentação para que toda a escola prestigie os alunos envolvidos no projeto.

Apresentação foi um sucesso
Projeto foi um sucesso

Para ver outros projetos de destaque na educação navegue em https://www.rededeexperiencias.com.br/na-pratica. Além disso, se sua escola também promove a participação dos alunos em projetos incríveis, compartilhe conosco em https://bit.ly/2HRdQQ7.

Fotos: Instituto Educacional Emmanuel
Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *