Na prática, alunos aprendem como a reciclagem ajuda a preservar planeta

 

Por SOMOS Educação

A Escola Luiz Cesar de Siqueira Melo, de Goianésia (GO), envolveu seus alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II num bonito projeto que mostrou, na prática, como a reciclagem pode contribuir de maneira valiosa na preservação do meio ambiente e do planeta.

Sob a responsabilidade do professor de Filosofia e História da Arte, Nei Antonio Parreira, a iniciativa permitiu que cada estudante refletisse e desenvolvesse a percepção sensível e crítica sobre a sustentabilidade e sobre a importância da reciclagem como ferramenta de preservação.

“Ao mesmo tempo em que as matérias-primas parecem existir em abundância, elas também parecem estar escassas. Isso acontece porque o estímulo ao consumo atende às grandes indústrias e ao comércio, que necessitam ampliar seus padrões para produzir mais, vender mais e aumentar os lucros. Tudo isso, muitas vezes, não vem acompanhado com a preocupação socioambiental”, explica o professor Parreira.

Durante as aulas, os alunos do 6º ano aprenderam que ninguém nasce consumista, característica que, infelizmente, faz parte da sociedade atual. Para o professor, “hoje, sem se importar com idade, crença, gênero ou nacionalidade, todos são impactados pelas mídias de massa e estimulados ao consumo de modo inconsequente”.

Após os estudos em sala de aula e a análise de forma crítica pelos alunos, “foi possível perceber que o mundo precisa de nossa ajuda e que nos julgamos responsáveis, de certa forma, pelo atual estado do planeta, jogando lixo fora da lixeira, não reciclando, etc”, ressalta Parreira.

A leitura sobre o tema fez parte do projeto

Com o conhecimento adquirido, os estudantes partiram para a etapa final do projeto – reciclar garrafas de plástico e outros materiais, produzindo novas ideias, brinquedos e objetos.

Para o professor, a atividade serviu para fixar a importância da sustentabilidade no processo de preservação do planeta. “Sabemos que este nosso gesto não mudará o mundo de imediato, mas, a cada material reciclável, a cada escolha correta que fizermos nos tornaremos exemplos de líderes à sociedade”, destaca Parreira.

Como fazer na minha escola:

O professor pode conduzir com os alunos leituras sobre o tema “consumismo” (presente, por exemplo, na Apostila de Filosofia do Sistema MAXI de Ensino do 6º Ano, entre as páginas 15 e 22);

Em sala de aula, a leitura pode ser complementada com o debate sobre a importância da reciclagem para diminuir os danos ambientais, de forma a desenvolver a criticidade do meio em que vivemos. Cada aluno poderá expor seus argumentos e entendimentos sobre o consumismo, a sustentabilidade e a reciclagem.

Em seguida, cada estudante pode reforçar a leitura sobre o tema, o que fará fixar conhecimento e inspirar para colocar em prática a reciclagem. Ele deve fazer uma obra, um brinquedo ou objeto utilizando objetos recicláveis, em especial garrafas PETs, dando um título bem criativo à mesma.

Como forma de incentivo, a escola pode promover uma exposição com as criações e até um concurso onde as três melhores podem ser premiadas e destacadas, por exemplo, nas mídias sociais disponíveis para a escola.

Foto: Shutterstock e Escola Luiz Cesar de Siqueira Melo
Compartilhe nas suas redes

3 comentários em “Na prática, alunos aprendem como a reciclagem ajuda a preservar planeta

  • 22 de março de 2018 em 15:50
    Permalink

    Parabéns Professor Nei, otimo trabalho.

    Resposta
  • 3 de abril de 2018 em 13:39
    Permalink

    Ótimo trabalho!
    Parabéns ao professor e seus alunos.
    É nosso dever criar estratégias de reflexão com os nossos alunos, para que eles possam ser multiplicadores nos cuidados e preservação do meio ambiente.
    Aqui no Colégio Êxito ( Natal) estamos elaborando um projeto para conscientizar os alunos também na limpeza do ambiente escolar ( salas de aulas, corredores, pátios, quadra, etc)

    Raniele Souza

    Cooordenador

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *