Na prática, alunos aprendem como a reciclagem ajuda a preservar planeta
Por SOMOS Educação
A Escola Luiz Cesar de Siqueira Melo, de Goianésia (GO), envolveu seus alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II num bonito projeto que mostrou, na prática, como a reciclagem pode contribuir de maneira valiosa na preservação do meio ambiente e do planeta.
Sob a responsabilidade do professor de Filosofia e História da Arte, Nei Antonio Parreira, a iniciativa permitiu que cada estudante refletisse e desenvolvesse a percepção sensível e crítica sobre a sustentabilidade e sobre a importância da reciclagem como ferramenta de preservação.
“Ao mesmo tempo em que as matérias-primas parecem existir em abundância, elas também parecem estar escassas. Isso acontece porque o estímulo ao consumo atende às grandes indústrias e ao comércio, que necessitam ampliar seus padrões para produzir mais, vender mais e aumentar os lucros. Tudo isso, muitas vezes, não vem acompanhado com a preocupação socioambiental”, explica o professor Parreira.
Durante as aulas, os alunos do 6º ano aprenderam que ninguém nasce consumista, característica que, infelizmente, faz parte da sociedade atual. Para o professor, “hoje, sem se importar com idade, crença, gênero ou nacionalidade, todos são impactados pelas mídias de massa e estimulados ao consumo de modo inconsequente”.
Após os estudos em sala de aula e a análise de forma crítica pelos alunos, “foi possível perceber que o mundo precisa de nossa ajuda e que nos julgamos responsáveis, de certa forma, pelo atual estado do planeta, jogando lixo fora da lixeira, não reciclando, etc”, ressalta Parreira.

Com o conhecimento adquirido, os estudantes partiram para a etapa final do projeto – reciclar garrafas de plástico e outros materiais, produzindo novas ideias, brinquedos e objetos.
Para o professor, a atividade serviu para fixar a importância da sustentabilidade no processo de preservação do planeta. “Sabemos que este nosso gesto não mudará o mundo de imediato, mas, a cada material reciclável, a cada escolha correta que fizermos nos tornaremos exemplos de líderes à sociedade”, destaca Parreira.
Como fazer na minha escola:
O professor pode conduzir com os alunos leituras sobre o tema “consumismo” (presente, por exemplo, na Apostila de Filosofia do Sistema MAXI de Ensino do 6º Ano, entre as páginas 15 e 22);
Em sala de aula, a leitura pode ser complementada com o debate sobre a importância da reciclagem para diminuir os danos ambientais, de forma a desenvolver a criticidade do meio em que vivemos. Cada aluno poderá expor seus argumentos e entendimentos sobre o consumismo, a sustentabilidade e a reciclagem.
Em seguida, cada estudante pode reforçar a leitura sobre o tema, o que fará fixar conhecimento e inspirar para colocar em prática a reciclagem. Ele deve fazer uma obra, um brinquedo ou objeto utilizando objetos recicláveis, em especial garrafas PETs, dando um título bem criativo à mesma.
Como forma de incentivo, a escola pode promover uma exposição com as criações e até um concurso onde as três melhores podem ser premiadas e destacadas, por exemplo, nas mídias sociais disponíveis para a escola.
Foto: Shutterstock e Escola Luiz Cesar de Siqueira Melo
Parabéns Professor Nei, otimo trabalho.
Ótimo trabalho!
Parabéns ao professor e seus alunos.
É nosso dever criar estratégias de reflexão com os nossos alunos, para que eles possam ser multiplicadores nos cuidados e preservação do meio ambiente.
Aqui no Colégio Êxito ( Natal) estamos elaborando um projeto para conscientizar os alunos também na limpeza do ambiente escolar ( salas de aulas, corredores, pátios, quadra, etc)
Raniele Souza
Cooordenador
Raniele, é isso mesmo! Concordamos com você e é para isso que nossa Rede existe! Para conhecer pessoas inspiradoras e compartilhar experiências. Já adoramos o esboço do seu projeto. Fazer com que os alunos se sintam parte integrante do espaço escolar é incrível! Porque não nos conta um pouco mais sobre? Basta acessar esse formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSenAoHCHMOA3ApIzRzChBdFc8GiZ9w6mPSamlri_sCUSUwmQQ/viewform
Abraços 🙂