Nosso primeiro jornal

Por SOMOS Educação

Desde 2016 o Instituto Educacional Marques Moraes, de Jacareí, em São Paulo, promove um belo trabalho por meio do “Projeto Empreendedorismo Rentável”. A iniciativa é um suporte para o desenvolvimento dos objetivos pedagógicos através de conteúdos relativos à Educação Financeira, Linguagens e Matemática, entre outros. Além disso, as disciplinas de Arte e Culinária auxiliam na criação de produtos que são comercializados nas “Feiras do Empreendedor” e “Encontro das Artes” – eventos realizados no bairro junto com a comunidade local, e cujo objetivo é promover uma ação sociocultural comunitária, envolvendo escola, família e comunidade.

Os excelentes resultados de quase três anos de trabalho – que já foram, inclusive, compartilhados na Rede de Experiências, motivaram a direção da escola, professores, alunos e pais a criar o jornalzinho comunitário, com o objetivo de divulgar este trabalho, que também é promovido pela Rede de Experiências, da Somos Educação.

Experiência inovadora

A ideia do jornal surgiu como uma forma de registrar cada um dos eventos sociais comunitários. Desta forma, desenvolveu-se nas aulas de Empreendedorismo as ferramentas necessárias. Os alunos deveriam, divididos em grupos, convidar patrocinadores para divulgarem suas marcas no jornal. Além disso, cada um dos grupos trabalharia, nas aulas de Língua Portuguesa, o gênero Propaganda e Marketing, criando cartazes e jingles sobre todas as empresas ou comércios.

“O resultado final foi muito satisfatório. Coordenados pela professora de Língua Portuguesa, Sueli Castro Romancini, ao alunos se empenharam ao máximo e trouxeram 27 patrocinadores, permitindo a impressão de cinco mil exemplares do jornal. Um residual da verba foi destinada para a continuidade do projeto.”, relata a diretora Lidiane Marques de Souza Moraes.

Em sua primeira edição o jornal destaca a matéria feita pelo blog Rede de Experiências sobre o Dia das Mães na escola, além de trazer fotos e divulgar convite para o evento relativo ao Dia das Crianças. Alunos, professores, familiares e a comunidade cuidaram da distribuição, colaborando assim na desenvoltura dos alunos quando estes explicaram, às pessoas, sobre o jornal.

Como fazer na minha escola:

O primeiro passo a ser trabalhado é iniciar o “Projeto Empreendedorismo” e tentar vinculá-lo aos conteúdos programáticos, como sugerimos em demais projetos. A seguir, trabalhar o gênero Propaganda e Marketing com os alunos, por meio de cartazes, jingles, vídeos, etc.

Enviar ofícios a serem direcionados aos estabelecimentos que, possivelmente, tenham interesse em anunciar, orientando aos alunos que vendam o espaço de um cartão de visita por um valor acessível, para que dê para pagar o jornal, visto que, primeiramente, deve-se cotar o orçamento com gráficas.

Após feito o orçamento, vendido os espaços, decidido as matérias e fotos, podemos ainda contar com a equipe de Marketing da Somos, pois estes gentilmente nos fornecem a arte do jornal já diagramada, o que nos ajudou na despesa. É preciso atentar ainda ao tempo e programação. Após o jornal estar pronto, todos da escola precisam se envolver com a distribuição.

Para ver outros projetos de destaque na educação navegue em https://www.rededeexperiencias.com.br/na-pratica. E se sua escola também promove e incentiva a participação dos alunos em projetos incríveis, compartilhe conosco em https://bit.ly/2HRdQQ7

Fotos: Instituto Educacional Marques Moraes
Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *