O Chile e o poeta: um projeto de literatura latina

Por SOMOS Educação
Pablo Neruda e Chile - análise
Obra de Pablo Neruda foi objeto de análise

Pablo Neruda foi um poeta chileno, inegavelmente uma das figuras mais populares da América Latina por demonstrar que a poesia poderia ser lida por todos. Em seus textos, o poeta abordou temas transcendentes, indagou a vida e a morte, mas não deixou de lado os temas cotidianos que possuíam importância. Certamente, não há como falar da história do Chile sem falar de Pablo Neruda.

Diante dessa temática, o professor de Espanhol Cléber Neves, do Instituto Educacional Emmanuel, em Cajamar (SP), desenvolveu um trabalho com os alunos do 7º ano sobre o autor em paralelo à cultura do Chile.

“As obras de Pablo Neruda marcaram uma geração e foram traduzidos para diversos idiomas. O poeta recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1971, sendo considerado um dos maiores nomes da poesia contemporânea. A figura simbólica do autor é intrínseca à história do Chile”, ressalta o professor Cléber.

Refeições poéticas do Chile

Desayuno en el Chile
“Café da manhã no Chile”

Na prática, o objetivo do projeto era passar pelas três refeições principais do dia contando sobre a história do Chile e também sobre a vida e obras do poeta Pablo Neruda. O professor Cléber Neves dividiu a sala em grupos, onde cada um apresentou algum aspecto das histórias na mesma medida em que apresentavam, em espanhol, o que comiam nos momentos de apetite: Deasayuno (café da manhã), Almuerzo (almoço) e Cenar (jantar).

No dia da apresentação,  foram convidados alunos de todas as turmas da escola. “Os estudantes puderam associar a história do Chile com a literatura, com a poesia”, relata Cleber. Segundo o professor, a importância do projeto se dá, principalmente, no auxílio do preparo para os vestibulares. “A interdisciplinaridade é fundamental nos exames que são portas de entrada para as universidades do país”, complementa.

Chile e as refeições do dia a dia
Chile e as refeições do dia a dia

Sobretudo, os estudantes puderam também conhecer melhor o Chile. Ao final do projeto, a bagagem que eles receberam propiciaram até mesmo dicas para pessoas que querem visitar o país. “Foi uma belíssima atividade, em que a poesia deu o tom à história”, conclui o professor.

Como fazer em minha escola:

– Dividir as salas em três grupos e dar uma “refeição” para cada.

– Pesquisar, junto aos alunos, sobre a história do Chile, bem como sobre a vida e as obras do poeta Pablo Neruda.

– Levar comidas típicas do Chile e obras do poeta no dia das apresentações é um bônus.

Viva Chile!
Viva Chile!

Para ver outros projetos de destaque na educação navegue em https://www.rededeexperiencias.com.br/na-pratica. E se sua escola também promove a participação dos alunos em projetos incríveis, compartilhe conosco em https://bit.ly/2HRdQQ7.

Fotos: Instituto Educacional Emmanuel

 

Compartilhe nas suas redes

Um comentário em “O Chile e o poeta: um projeto de literatura latina

  • 23 de dezembro de 2019 em 17:33
    Permalink

    Foi encantador realizar este projeto. Muchas gracias

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *