O duende e a preservação ambiental

Por SOMOS Educação

Falar sobre sustentabilidade e preservação do meio ambiente é fundamental desde os primeiros anos da escola. Pensando nessa importância e tendo como motivação o material do Sistema Maxi de Ensino, o Instituto Educacional Emmanuel, de Cajamar (SP) deu vida a um ser que teve como missão levar o tema para a Educação Infantil. Esse é o projeto “Lucas, o duende ecológico”, que contamos nas linhas a seguir.

“Além de ser super atual, o tema sustentabilidade é de grande importância. Precisamos pensar em ações que melhorem a qualidade de vida humana e do planeta Terra que tanto pede socorro. E por menores que sejam, essas ações trarão resultados na vida futura. Valem muito para as novas gerações que estamos formando”, explica a coordenadora da escola, Paula Graciela Souza de Santana.

Crianças aprendem com o duende Lucas
Crianças aprendem com o duende Lucas

Lucas, o duende ecológico

Para tratar as diversas possibilidades existentes no tema sustentabilidade na Educação Infantil, foi criado o personagem Lucas, o duende ecológico, que ama e protege as plantas e animais, ajudando a mantê-los saudáveis e felizes.

“Através desse personagem, pudemos abordar com as crianças de forma lúdica e prazerosa temas variados”, destaca a coordenadora.

O duende Lucas percorreu com os alunos temas como a separação do lixo, principalmente nos momentos das refeições; o plantio, mostrando a importância de plantar para colher e o quanto o cuidado com a terra é importante nesse processo; o reaproveitamento de materiais reciclados; e o não desperdício do alimento e da água.

Entre as atividades organizadas para explorar esses temas, a escola realizou a construção de brinquedos em suas oficinas de artes e incentivaram a adesão ao uso da garrafinha de água, “já que antes eles bebiam no bebedouro e mais desperdiçavam água do que ingeriam”, diz Paula.

A cada semana o boneco Lucas fica em uma sala de aula. Ali, diariamente ensina alguma ação aos alunos, que é devidamente planejada, descrita no semanário e executada pelos professores. Como inspiração, a escola utiliza o livro “O almanaque Ecológico do Lucas”, que traz algumas dicas bem bacanas sobre como trabalhar certos assuntos ligados à sustentabilidade.

Mais que aprendizado ambiental

Para a coordenadora do Instituto Educacional Emmanuel, o intuito de todas as atividades é a conscientização ambiental e a iniciativa para ações que objetivem um planeta melhor. “Mais além, aproveitamos o momento para trabalhar a afetividade, pois os alunos acolheram muito bem o Lucas. Nosso personagem recebe cuidados e carinho de todos.”

Lucas ensina como preservar o meio ambiente
Lucas ensina a preservação do meio ambiente

O projeto segue em andamento, mas, como destaca a coordenadora Paula, “já é possível perceber brotar novos olhares sobre o tema sustentabilidade. O duende Lucas está cumprindo muito bem sua missão!”

O boneco e suas lições ambientais
O boneco e suas lições ambientais

Como fazer na minha escola:

– Para este projeto, é interessante adquirir o livro ” Almanaque ecológico do Lucas”;

– A escola também precisa confeccionar o boneco;

– Estruture a forma e o calendário de como o projeto ocorrerá nas diferentes salas de aula. Como exemplo, o Instituto Educacional Emmanuel fez a seguinte escala: 1ª semana – Maternal II; 2ª semana – Jardim I; 3ª semana – Jardim II; e 4ª semana – Pré

Para ver outros projetos de destaque na educação navegue em https://www.rededeexperiencias.com.br/na-pratica. E se sua escola também promove e incentiva a participação dos alunos em projetos incríveis, compartilhe conosco em https://bit.ly/2HRdQQ7

Fotos: Instituto Educacional Emmanuel
Compartilhe nas suas redes

2 comentários em “O duende e a preservação ambiental

  • 19 de junho de 2019 em 11:47
    Permalink

    Projeto muito legal e que faz muito sucesso com as crianças da Educação Infantil!

    Resposta
  • 19 de junho de 2019 em 12:44
    Permalink

    Projeto muito bom!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *