O ilimitado universo dos livros

Por SOMOS Educação

Se é claro que não há limites para a imaginação dos jovens e que nada é mais instigante e provocativo do que dar asas à toda essa imaginação criativa através da leitura, que tal incentivá-la entre os alunos, de forma que cada um ganhasse um passaporte para esse ilimitado universo? Com essa ideia, o Colégio Tupy – UniSociesc, de Joinville, em Santa Catarina, desenvolveu o projeto “Experiência Leitora”, compartilhando vivências de leitura entre os alunos do Ensino Médio.

“O trabalho, inicialmente, visa a fornecer aos alunos inspirações para a leitura. E, futuramente, ser uma referência para as mentes jovens e criativas soltarem sua imaginação num voo com destino à liberdade”, diz o professor Égido, responsável por liderar a iniciativa.

O professor dá mais detalhes: “o projeto Experiência Leitora surgiu com a intenção de promover duas ações consideradas fundamentais para os alunos de qualquer escola. Visto que vários alunos do Colégio Tupy já eram leitores, a primeira ação buscou divulgar entre os alunos os livros que estavam sendo lidos no momento. A segunda ação veio como consequência da primeira; os colegas não leitores sentiram-se provocados a conhecer os livros que já foram ou que estavam sendo lidos por seus amigos. Com isso, eram inseridos no universo da literatura, com a curiosidade instigada e a vontade cada vez maior de saciar a sede de leitura”.

Para a dinâmica acontecer de forma mais proveitosa, os alunos leitores, estudantes da 1ª série do Ensino Médio, tiveram que elaborar um texto para a divulgação dos livros que cada um já tinha lido ou que estava lendo. Os elementos motivadores para a produção desse texto foram as seguintes perguntas:

  1. O que motivou você a escolher esse livro para leitura?
  2. Como você escolhe um livro para ler? O que você observa ou analisa do livro que irá ler? Ou quais são os critérios que você utiliza para escolher um livro para ler?
  3. Você indicaria a leitura desse livro para alguém? Por quê?
  4. Qual foi a parte ou capítulo ou trecho do livro que você mais gostou?
  5. De maneira resumida, escreva sobre o enredo do livro que você leu ou está lendo.

O professor, então, auxiliado pelos alunos representantes de turma, coletou, num relatório, as informações inicias – título da obra e nome do autor – que deram o start do trabalho.

O material produzido, ou seja, os textos que foram elaborados pelos alunos, relatando sua experiência leitora, foi exposto na biblioteca do colégio. Como resultado, não somente os colegas de turma, mas toda a comunidade estudantil e a comunidade local, que também frequenta a biblioteca da instituição de ensino, teve a oportunidade de tirar proveito das vivências ali relatadas.

Textos dos alunos foram expostos

O sucesso do projeto foi tão grande que ele deve avançar ainda mais. O próximo passo é a criação de um blog que será alimentado pelos registros de todas as experiências leitoras vivenciadas pelos alunos e, quem sabe, tornar-se uma referência para todos aqueles que desejam ocupar-se com a mais divertida fonte de entretenimento e disseminação de conhecimento: o livro.

Como fazer na minha escola:

O primeiro passo é investigar se o público aluno já é leitor. Depois, é criar a troca de experiências de leituras e motivar os alunos para que produzam textos.

Essa produção pode ser exposta. Para isso, deve-se escolher um local adequado para a divulgação do material, convidando alunos, comunidade escolar e, caso possível, comunidade do entorno do colégio para prestigiar e se inspirar para fazer parte do mundo da literatura.

Por fim, vale analisar se toda a comunidade estudantil sentiu-se curiosa para conhecer os relatos, bem como analisar se toda a comunidade estudantil começou a ler a partir das experiências que conheceu.

Foto: Colégio Tupy – UniSociesc
Compartilhe nas suas redes

Um comentário em “O ilimitado universo dos livros

  • 21 de janeiro de 2018 em 22:47
    Permalink

    Excelente Colégio com resultados comprovados. Tem teoria e prática. Parabéns à equipe gestora!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *