O Nordeste que tanto amamos

Por SOMOS Educação

O Instituto Educacional Marques Moraes, de Jacareí, no interior de São Paulo, já é presença frequente aqui no Rede de Experiências, com seus projetos educacionais sempre muito criativos. Um desses foi o Empreendedorismo rentável (veja em https://www.rededeexperiencias.com.br/na-pratica/aprendizado-rentavel). Foi justamente desse projeto que originou a nova atividade, que teve como tema “O nosso Nordeste que tanto amamos”.

“Desde 2016, com o início do Empreendedorismo Rentável, nossa equipe vem inovando a cada ano, sempre com projetos pedagógicos que ligam as inteligências múltiplas e emocionais entre si, de maneira a integrar conteúdos, valores empreendedores para vida, entre muitas outras aprendizagens e experiências. Tudo isso se repete nesse novo projeto desenvolvido aqui na escola”, explica Lidiane Marques de Souza Moraes, gestora do Instituto.

Várias faces do Nordeste

O trabalho foi desenvolvido com cada professor usando personalidades nordestinas em suas respectivas disciplinas. Assim, para envolver Literatura, Arte, Geografia e História, o projeto destacou a literatura de cordéis, as obras de Cândido Portinari, os artesanatos, danças típicas e músicas de Luiz Gonzaga e, para as disciplinas de história e geografia, abordou-se as questões sociais e ambientais, trabalhando-se ainda “A Guerra de Canudos”, Antônio Conselheiro, até os dias atuais.

“O projeto mobilizou os alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, enquanto os alunos do Ensino Fundamental I ficaram com o tema “Inteligências Emocionais, Direitos e Deveres”, e a Educação Infantil ficou com “Os cinco Sentidos””, detalha Lidiane.

A grande festa

Para aproveitar ainda mais o projeto e sem perder de vista as datas comemorativas, a escola optou por unir duas importantes ocasiões e realizar uma grande festa, ocorrida no dia 11 de agosto. Foi quando aconteceu a “Festa Caipira e Dia dos Pais e Família”, junto à comunidade local, coincidindo com o “Encontro das Artes”, na Praça Kennedy, ao lado da escola, com a reunião de muitas pessoas para compartilhar o momento mais que especial.

Na ocasião, o Nordeste foi um dos principais destaques. Teve danças típicas, como dança da saia, dança da fita, catira e forró, sem deixar de citar a animada quadrilha com marionetes, para homenagear os artesãos. A festa contou ainda com apresentações de recitais de lindos cordéis com o tema Pai e Família.

Para Lidiane, foi mais um projeto bem sucedido. “Foi um trabalho de grande envolvimento dos alunos, familiares e da comunidade, que se empenharam para que o evento se tornasse um grande sucesso. Teve barracas de comes e bebes típicos, barracas de artesanatos feito por alunos e artesãos, bingo com excelentes prêmios, pescaria e muitas brincadeiras e gincanas interativas para toda a família! Finalizamos a festa com um lindo coral em homenagem aos pais”, destaca a gestora.

“Unimos ricas aprendizagens em cultura, literatura, arte, ações sociais e ainda toda a verba arrecadada na festa foi revertida ao Projeto “Empreendedorismo Rentável”, para custear passeios, excursões e festa aos alunos sem ter custo aos pais”, conclui, irradiante, Lidiane.

Como fazer na minha escola:

Para desenvolver integralmente o projeto, o primeiro passo é aplicar o “Empreendedorismo Rentável (veja como no link acima).

Depois, basta reunir a equipe de professores para, de modo interdisciplinar, criar um projeto relacionando os conteúdos programáticos, segundo as inteligências múltiplas, de forma espiral, interligando-os ao tema e às datas comemorativas.

O projeto pode ser engrandecido com um plano de ação que firme parceria com a comunidade local. Assim, pode-se organizar eventos envolvendo escola, família e comunidade, a fim de realizar interações sociais, tão importantes que desenvolvam nos alunos valores e formação na educação para a vida. Afinal, “escola não é prédio; escola são pessoas!”

No link abaixo você pode conferir um vídeo com parte do evento https://www.facebook.com/INSTITUTOEDUCACIONALMARQUESMORAES/videos/1616162365162198/.

Para ver outros projetos de destaque na educação navegue em https://www.rededeexperiencias.com.br/na-pratica. E se sua escola também promove e incentiva a participação dos alunos em projetos incríveis, compartilhe conosco em https://bit.ly/2HRdQQ7.

Fotos: Instituto Educacional Marques Moraes

 

Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *