Os fascínios do corpo humano

Por SOMOS Educação

Um dos temas que mais cativa os estudantes é o entendimento sobre essa fantástica máquina que é o nosso corpo humano. Para tratar do tema de forma lúdica e participativa, a Escola Convívio Núcleo de Acompanhamento Pedagógico e Psicológico, de Minas Gerais, envolveu seus alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I no projeto “O Corpo Humano em Movimento”.

Primeiramente, o assunto corpo humano foi introduzido em sala de aula por meio do livro didático de Ciências. “O livro e as descobertas por ele proporcionadas encantaram os alunos pelo tema. Por isso, resolvemos compartilhar os conhecimentos adquiridos com toda a comunidade escolar”, explica Shirlei Moreira, professora da Escola Convívio.

Corpo humano em destaque

Para difundir todo o aprendizado, a escola organizou uma grande Feira Cultural e Literária, tendo como tema central o corpo humano. Dessa forma, os alunos se empenharam nas mais diferentes produções. Teve criação de maquetes, elaboração de livros, produções de textos, ilustrações e pinturas em tela, entre outras manifestações criativas. Tudo para compartilhar com a comunidade o conhecimento sobre o corpo humano.

 

Maquete mostra sistema reprodutor
Maquete mostra sistema reprodutor
Cartaz ilustra gestação
Cartaz ilustra gestação
Projeto incluiu produção de livros
Projeto incluiu produção de livros

Os espaços da escola foram muito bem explorados. “Até mesmo o teto da escola foi utilizado, com o intuito de representar as veias responsáveis pela circulação sanguínea de nosso corpo. Já para ilustrar os sistemas existentes no corpo humano e que são responsáveis por várias funções em nosso organismo, os alunos criaram lindas maquetes”, descreve Shirlei.

Exploração dos sentidos

Quem visitou a feira teve a oportunidade de explorar os sentidos. Na caixa das sensações, os visitantes tinham que usar o tato para descobrir o que havia em seu interior, estimulando o cérebro a desvendar. Para estimular a visão, um jogo de adivinhas era o desafio. A audição era provocada por meio de instrumentos musicais e seus sons de diferentes ritmos, assim como com a apresentação de poemas e narrativas para falar sobre a família.

A caixa das sensações
A caixa das sensações

“As pessoas que prestigiaram nosso evento puderam perceber que o nosso corpo está em constante movimentação e desenvolvimento. Puderam também, claro, valorizar toda a dedicação e o envolvimento dos alunos nas atividades. Foi inesquecível”, destaca a professora Shirlei.

Alunos no projeto " O Corpo Humano em Movimento"
Alunos no projeto ” O Corpo Humano em Movimento”

Como fazer na minha escola:

– Introduzir o assunto corpo humano em sala de aula. Para isso, a escola utilizou o livro didático de Ciências;

–  Elaborar uma roda de conversa para montar um quadro do que já sabíamos, do que queríamos aprender e do que aprendemos;

– Realizar pesquisas e atividades sobre o corpo humano;

– Com o conhecimento, é hora de partir para a produção. Incentive a construção de maquetes de alguns sistemas do corpo humano; a produção de textos, ilustrações e pinturas;

– Organizar uma grande exposição cultural e literária com o tema corpo humano.

Para ver outros projetos de destaque na educação navegue em https://www.rededeexperiencias.com.br/na-pratica. E se sua escola também promove e incentiva a participação dos alunos em projetos incríveis, compartilhe conosco em https://bit.ly/2HRdQQ7.

Fotos: Escola Convívio Núcleo de Acompanhamento Pedagógico e Psicológico
Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *