Passaporte da Leitura: uma viagem de ida e volta

Por SOMOS Educação

Aprender a ler e a escrever é uma atividade complexa que envolve formas variadas de pensamento e de ação por parte da criança. No ambiente pedagógico, dentro dessa temática, é fundamental que os jovens se sintam amparados, premiados e estimulados pelo incentivo dos educadores. Diante da necessidade de um processo de compreensão holística no âmbito alfabetizador, bem como para resgatar o prazer da leitura, nasceu o projeto “Passaporte da Leitura”, do Instituto Educacional Emmanuel, em Cajamar (SP).

“O objetivo desse projeto consistiu em promover a criatividade, a oralidade e o gosto pela leitura, proporcionando aos participantes momentos de descoberta e prazer nos mundos dos livros”, revela a professora Astried Kohler Perin, que promoveu a atividade com os alunos do Pré em consonância com os seus familiares.

Criança passaporte da leitura
Criança estimulada pela leitura

Um passaporte diferenciado

Quinzenalmente os alunos levavam um livro para casa, e, após cada leitura, foram realizadas atividades concernentes aos temas dos livros, como, por exemplo, um desenho do personagem principal.

O “passaporte” é o comprovante de cada leitura: ao entregar a atividade, o aluno carimbava com o visto de “VIAGEM CONCLUÍDA”. Quando o estudante estava ausente, o carimbo era de “VIAGEM CANCELADA”. Dessa forma, o passaporte da leitura se tornou um registro para um novo hábito a se estabelecer.

Ademais, vale ressaltar que cada criança ganhou a oportunidade de ler, escrever e opinar sobre cada história lida.

“São muitos os ganhos com essa atividade, pois as crianças, além de desenvolverem o vocabulário, se aventuram na vivência de emoções, no exercício da fantasia e da imaginação”, conclui a professora.

Como fazer em minha escola:

– Selecione livros de literatura infantil, gibis e revistas infantis.

– Cada aluno levará para casa um livro para ser lido junto com um familiar, e deverá fazer registros no passaporte da leitura.

– O momento mais esperado é a volta do passaporte para a sala de aula, bem como a leitura para os demais amigos da sala e o carimbo do “visto” de “VIAGEM CONCLUÍDA”.

Criança e seu "passaporte" da leitura
O aluno e seu “passaporte” da leitura

Para ver outros projetos de destaque na educação navegue em https://www.rededeexperiencias.com.br/na-pratica. E se sua escola também promove a participação dos alunos em projetos incríveis, compartilhe conosco em https://bit.ly/2HRdQQ7.

Fotos: Instituto Educacional Emmanuel

 

Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *