Sentimentos em sala de aula

Por SOMOS Educação

Trabalhar a afetividade, a amizade, os medos, o respeito pelo outro e a importância dos sentimentos em nossa vida. Esses foram os objetivos do projeto “Sou o meu maior valor”, elaborado pela Escola Impacto, de Itumbiara (GO).

“A ação foi motivada por acreditarmos ser necessário entender para poder partilhar e trocar experiências, transformando as ações em ato de afeto e carinho”, explica a professora do colégio, Caren Kanda.

Para provocar positivamente as crianças, a escola usou personagens do filme “O Bom Dinossauro”. Com o filme, as crianças puderam dar vazão às fantasias e realidades colocando, assim, seus sentimentos. “E com base nesses sentimentos, pudemos traçar algumas atividades e trabalhar, entre outras coisas, a diminuição do egocentrismo e da impulsividade, naturais dessa faixa etária, entre muitos outros sentimentos”, descreve a professora.

Frases motivacionais como “Quando você superar o medo, encontrará coisas lindas dentro de você mesmo”; “Precisamos sempre fazer o melhor possível, para alcançarmos o nosso objetivo”; “Se quiser ir rápido, vá sozinho. Se quiser ir longe, vá acompanhado”; e “O resultado do trabalho em equipe é o espelho da liderança” acompanharam o projeto em toda sua execução.

Sentimentos por etapas

O filme foi apresentado em quatro etapas diferentes, cada uma com um trecho de 20 minutos. Após a exibição da primeira parte, os alunos se reuniram em roda para repercutir o que haviam assistido. “Nessa fase inicial, incentivamos as crianças a opinarem sobre as cenas do filme e também sobre os medos que temos”, detalha Caren.

Além da conversa, foi feito um quadro de conquista (e que foi utilizado durante todo o projeto), ajudando os alunos a superarem os medos relatados, trabalhando a proatividade e as emoções.

A segunda etapa do projeto evidenciou a necessidade de sempre se fazer o melhor possível para alcançar os objetivos. Com base no segundo trecho do filme, os alunos argumentaram quais sentimentos geraram as cenas vistas. “Foi o momento de desenvolver os 7 Hábitos que os personagens praticaram para conter ou não os impulsos”, explica a professora.

Final feliz

Na fase seguinte, o destaque foi para a importância da cooperação e para o fato de que juntos somos melhores. Para ilustrar esse sentimento, a escola elaborou uma dinâmica. “Colocamos dois alunos por dia para que em alternância, um fosse ajudante do outro, de modo que vivenciassem esse espírito de cooperação”, ressalta a professora.

A última etapa trouxe a parte final do filme e os estudantes mais uma vez foram organizados numa roda de conversa para debater sobre o que tinham acabado de assistir, bem como sobre os sentimentos ali apresentados. Nesse momento, diz a professora Caren, “falamos sobre amizade, sobre respeito às diferenças e sobre como as pessoas podem aprender juntas. Ressaltamos também que o resultado do trabalho em equipe é o espelho da liderança”.

Ao término dessa etapa, o projeto “Sou o meu maior valor” chegava ao fim. Na conclusão, o quadro de conquistas foi observado e cada criança pode ver seus objetivos alcançados. “Os alunos receberam o título da liderança, pois conseguiram ser líder de si mesmos, conhecendo e identificando suas ações e sentimentos positivos e reativos, descobrindo e aprendendo como lidar com os mesmos”, comemora a professora.

Como fazer na minha escola:

– Estimule a criança a participar e entender o que é sentimento.

– Para esse objetivo, utilize variados recursos. A Escola Impacto usou o filme “O Bom Dinossauro” como fio condutor.

– Incentive o debate e a troca de experiências de alunos, bem como suas percepções sobre as cenas do filme por meio de rodas de conversa, despertando o interesse de todos.

– Elabora um quadro de conquistas, onde cada aluno conseguirá acompanhar sua evolução nos mais diferentes sentimentos.

Navegue em https://www.rededeexperiencias.com.br/na-pratica e veja outras iniciativas dessa escola, além de outros projetos de destaque na educação. E se sua escola também promove e incentiva a participação dos alunos em projetos incríveis, compartilhe conosco em https://bit.ly/2HRdQQ7.

Fotos: Escola Impacto

 

Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *