Solidariedade na escola

Por SOMOS Educação

Com a finalidade de formar cidadãos de bem, que valorizem a diversidade cultural e étnica, a Escola Impacto, de Itumbiara-GO, desenvolveu uma bela iniciativa: o Projeto África. A ação angaria fundos para ajudar crianças na África do Sul e é coordenada pelos alunos da educação infantil e fundamental I da instituição.

Tudo começou quando a direção da escola soube do trabalho que sua ex-aluna, Gabriela Jacomini, realizava na África do Sul. “Ela entrou em contato conosco, falou da atividade que fazia em hospitais e orfanatos, e logo resolvemos também abraçar a causa e ajudar. Apresentamos a proposta para os alunos. Imediatamente, todos se sensibilizaram e resolveram criar uma ação”, comenta Rejane de Menezes, diretora da Escola Impacto.

Escola mobilizada

Para angariar recursos, os alunos reuniram-se e decidiram que a melhor iniciativa seria realizar um bazar com brinquedos usados. Dessa forma, conseguiriam captar os valores que seriam destinados a entidade Fraternidade Sem Fronteiras. todos se empenharam nessa arrecadação.

Brinquedos arrecadados para o bazar

Os estudantes coletaram os objetos usados, fizeram toda a parte de limpeza, confeccionaram novos brinquedos, embalaram, precificaram e organizaram no espaço onde foi realizado o bazar. Eles também foram responsáveis pelo caixa. A divulgação ficou sob a responsabilidade da escola, mas, claro, também contou com toda a motivação dos alunos.

Toda a arrecadação foi doada para o Projeto África, através da ex-aluna da Escola Impacto. “Quando retornou ao Brasil, Gabriela foi pessoalmente até a escola para agradecer e parabenizar o trabalho em equipe dos alunos, a liderança deles frente a esse projeto e o sentimento de sinergia”, relembra a diretora, muito satisfeita com o resultado da iniciativa. Como resultado foi cerca de R$1.500,00 foram destinados para as crianças africanas.

Familiares participam do bazar para ajudar o Projeto África
Comunidade visita o bazar na Escola Impacto

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Consequentemente, aproveitando o pique e toda a motivação diante desse belo projeto, os alunos também resolveram ajudar outras iniciativas, como por exemplo, doando de alimentos para asilos e fazendo a páscoa da partilha em comunidade carente da cidade, entre outras atividades filantrópicas.

Portanto, para a diretora Rejane de Menezes os resultados da atividade foram muito além do financeiro. “Contribuir com uma causa fez com que houvesse uma mudança comportamental e uma quebra de paradigmas em todos os envolvidos. Fez toda a diferença no desenvolvimento de princípios e valores condizentes com nossos ensinamentos.”

Como fazer na minha escola

– O primeiro passo é escolher uma causa e uma entidade para ajudar;

– Crie uma equipe de ação na escola que envolva os alunos;

– Os estudantes devem se reunir e decidir qual atividade será desenvolvida;

– Os alunos, com a ajuda dos professores, devem cuidar do desenvolvimento e execução da atividade. 

– O projeto termina com o balanço da iniciativa e entrega das doações para as entidades desejadas

Para ver outros projetos de destaque na educação navegue em https://www.rededeexperiencias.com.br/na-pratica. E se sua escola também promove e incentiva a participação dos alunos em projetos incríveis, compartilhe conosco em https://bit.ly/2HRdQQ7.

Fotos: Escola Impacto

Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *