Sr. Jacarildo, o verde e a preservação ambiental

Por SOMOS Educação

Com a missão de ensinar aos pequenos alunos do maternal 1 e 2 a cor verde, bem como educar sobre a importância da reciclagem e a conservação do meio ambiente, a Escola Impacto, de Itumbiara, no estado de Goiás, trouxe para dentro da sala de aula o Sr. Jacarildo, um sujeito muito limpo e simpático, recolhedor de garrafas de vidro.

Por meio da história do Sr. Jacarildo, que sabia separar e reciclar seu lixo, cuidando inclusive para que vidros não virassem criadouros do mosquito da dengue, a escola conseguiu atrair a atenção das crianças para a introdução desse assunto que é tão importante.

“O personagem foi o instrumento lúdico para estimularmos os alunos ao tema, explicando como a reciclagem serve como processo para transformar materiais usados em produtos novos, que poderão ser reinseridos na cadeia de consumo sem a necessidade de extrair mais recursos naturais. Isso, sem deixar de falar na redução do lixo gerado pelo ser humano”, detalha Rejane, coordenadora da escola.

Para que o projeto fosse desenvolvido com sucesso, a escola promoveu várias atividades. A apresentação da cor verde foi feita com materiais como pedaços de papel, tinta guache, além de outros elementos.

Após o ensino sobre a cor e sua relação com o meio ambiente, foi a vez de o Sr. Jacarildo entrar em cena. Para isso, os educadores fizeram a contação da história do “Sr. Jacarildo, o recolhedor de garrafas de vidro”. Depois, foi a vez de os pequenos construírem o personagem usando rolos de papel higiênico e outros materiais recicláveis.

Para fixar o aprendizado, os professores pediram que os alunos trouxessem de casa vários tipos de recipientes. Na escola, cada item trazido era lavado e então separados entre o que era e o que não era reciclável. “Isso ajudou aos pequenos entenderem mais profundamente sobre a reciclagem”, destaca a coordenadora.

A atividade também foi composta pela confecção de um cartaz com pintura da impressão digital da mãozinha das crianças na cor verde, com desenhos de recipientes escritos (Metal, Papel, Vidro e Plástico), de forma que as crianças colassem os recipientes nos devidos lugares. Depois, cada cartaz foi exposto em sala de aula, que ainda ganhou caixinhas de lixos recicláveis.

O resultado de todo o projeto foi altamente positivo, na avaliação de Rejane. “Além de aprenderem sobre a cor verde, as crianças conseguiram entender a importância da preservação ambiental, reconhecendo atitudes adequadas e inadequadas para alcança-la. Conseguimos ainda trabalhar muito bem o tema reciclagem, sem contar no aprendizado sobre o jacaré e suas características. Vale destacar que também trabalhamos o desenvolvimento da coordenação motora por meio de todas as atividades contidas no projeto”, comemora a coordenadora da escola.

 

Como fazer na minha escola:

O projeto pode começar com uma roda de conversa com as crianças, onde pode ser trazido o tema cor verde e junto com ele a conscientização da preservação ambiental.

Para que o aprendizado fique lúdico, pode ser usado um personagem, como foi o Sr. Jacarildo.

Incentive as crianças a trazer para a escola diferentes materiais para que elas entendam o que pode e o que não pode ser reciclado.

Estimule a criatividade das crianças propondo diversas atividades, pois elas ajudam a fixar conhecimento.

Quer conhecer outros projetos de destaque na educação? Saiba mais em https://www.rededeexperiencias.com.br/na-pratica. E se sua escola também promove e incentiva a participação dos alunos em projetos incríveis, compartilhe conosco em https://bit.ly/2HRdQQ7.

Foto: Escola Impacto
Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *