Um acampamento diferente

Por SOMOS Educação

Acampar, para muita gente, é sinônimo de diversão e aventura. Entretanto, para o Colégio de Aplicação Dom Helder Câmara, além do lazer, o acampamento virou também um espaço de aprendizado. Um projeto realizado com a turma do Pré II levou os alunos a vivenciarem tudo que foi explicado em sala de aula com as atividades realizadas no livro didático.

A criançada teve a oportunidade de acampar por dois dias numa simulação do Pampa, na região Sul do Brasil, uma das áreas de campos temperados mais importantes do planeta.

Acampar e aprender
Acampamento divertido e didático

“Tudo começou com a ida para o acampamento em um ônibus de papelão que levou os alunos e suas bagagens para uma aventura, na qual trouxeram: barracas, cobertores, travesseiros e lanternas”, explica Fabrícia Paula Scarpa Barbosa, coordenadora da escola.  “Os alunos viveram esses dias como se realmente estivessem lá e, como eram dias chuvosos, tudo colaborou para que fosse uma realidade, pois com o ar-condicionado ligado e com a sala escurecida, tiveram a sensação de clima de montanha”, exalta ela.

Dois dias de Pampa

No primeiro dia do camping, foi realizada a organização das barracas. Foi também um dia de guloseimas, com direito a piquenique na grama rasteira do Pampa, bem como um churrasco de marshmallows na fogueira acesa.

Já no segundo dia, os alunos tiveram a visita da mãe gaúcha de uma aluna, que nos trouxe sua história de vida na região Sul e seus costumes, sendo um deles a bebida chimarrão. “Os alunos puderam degustar e conhecer o gosto da bebida e sus características”, analisa a coordenadora Fabrícia.

Acampar e aprender

O mais importante desse projeto, inegavelmente, se dá pelas atividades econômicas desenvolvidas na região do Pampa, ou seja, a agricultura e pecuária, marcadas pela expansão das pastagens e dos campos de cultivo, visto que são os principais responsáveis pelo desmatamento e degradação desse bioma.

“Trouxemos também a importância de termos uma alimentação saudável, com verduras e frutas, na qual a professora Mariana trouxe salada de alface com tomates e frutas como maçã e banana”, lembra Fabrícia.

Alimentação saudável foi pauta
Alimentação saudável foi pauta

Desse modo, outra pauta da aula em pleno acampamento foi a respeito do fomento às atividades econômicas de uso sustentável, que é outro elemento essencial para assegurar a conservação do Pampa.

“A diversificação da produção rural a valorização da pecuária com manejo do campo nativo, juntamente com o planejamento regional, o zoneamento ecológico-econômico e o respeito aos limites ecossistêmicos são o caminho para assegurar a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento econômico e social. Em conclusão, foi uma experiência muito rica na qual os alunos pediram que tivéssemos mais dias como esses”, conclui Fabrícia.

Como fazer em minha escola:

– Orientar o ‘kit’ a ser levado no acampamento: barracas, cobertores, travesseiros e lanternas;

– Levar marshmallows e principalmente promover lanches saudáveis;

– Sobretudo pensar em um lugar estratégico para o acampamento, uma região que se alinha ao conteúdo didático, a fim de vivenciar na prática o que é ensinado em aula.

– Certamente, aliar diversão e ensino!

Churrasco de Marshmallow!

Para ver outros projetos de destaque na educação navegue em https://www.rededeexperiencias.com.br/na-pratica. E se sua escola também promove a participação dos alunos em projetos incríveis, compartilhe conosco em https://bit.ly/2HRdQQ7.

Fotos: Colégio de Aplicação Dom Helder Câmara
Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *