Uma carta para o amiguinho

Por SOMOS Educação

O Espaço Educativo Cirandinha, de Cachoeiras de Macacu, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, realizou um projeto que, alguns anos atrás, era considerado rotineiro, mas que hoje até pode ser considerado algo inusitado, diante da existência dos modernos e instantâneos canais de comunicação. A escola incentivou seus alunos do 2º ano à produção e troca de cartas, como acontecia no passado.

“O objetivo principal era utilizar a linguagem escrita como forma de se expressar, mas, também focamos na ideia de que os alunos pudessem se perceber integralmente no ambiente, além de aproveitar para conhecer a organização do espaço geográfico”, conta a professora que realizou o projeto, Vanessa Ribeiro Fontoura Porto Viana.

Para o projeto acontecer, em uma aula, através de um sorteio, foi decidido para qual colega o aluno(a) escreveria uma cartinha. “A correspondência deveria expressar a alegria de estar todas as tardes estudando juntinhos e poderia ter um desenho bem bonito e colorido. Essa atividade foi como tarefa de casa, para que cada um colocasse no caderno, com a ajuda do responsável, seu endereço completo para possibilitar o envio da cartinha”, explica a professora.

Nas aulas seguintes, os alunos, então, prepararam o envelope, escrevendo tanto o remetente quanto o destinatário.

Com as cartinhas prontas, o próximo passo foi, com a ajuda de um funcionário da escola, acompanhar todos a agência dos Correios, para que pudessem enviar as cartas.

Nem precisa dizer que a experiência foi maravilhosa. “Eles se dedicaram em todas as fases do projeto, desde a confecção das cartinhas, passando pelo preparo do envelope, conhecendo e reconhecendo o endereço dos coleguinhas, até o momento do envio da correspondência”, conta Vanessa Ribeiro.

A turma adorou a experiência

A professora comemora a reação dos alunos. “Conforme as cartinhas chegavam em suas casas a alegria era total. Os alunos ficaram tão radiantes com a experiência que muitos começaram a escrever cartas para os familiares. Tudo isso possibilitou o conhecimento geográfico bem como o de mais um meio de comunicação, o desenvolvimento da escrita e trouxe esclarecimentos sobre a importância da profissão de carteiro. Mais ainda, desenvolveu a afetividade, valor imensurável na formação de cada indivíduo”, celebra a responsável pelo projeto no Espaço Educativo Cirandinha.

Como fazer na minha escola

Por sorteio, defina em sala de aula para qual colega o aluno destinará sua cartinha. É legal que cada um mantenha segredo, para não perder o fator surpresa.

Incentive que o conteúdo da carta seja repleto de mensagens positivas. Além da parte escrita, motive a rechear a correspondência com um belo desenho. Essa parte deve ser feita em casa, com o auxílio dos pais para, inclusive, ajudar a informar o endereço completo.

De volta para sala de aula, é hora de fazer os envelopes, inserindo remetentes e destinatários. Depois, é ir aos Correios enviar as cartinhas e aguardar ansiosamente o recebimento!

Foto: Espaço Educativo Cirandinha
Compartilhe nas suas redes

14 comentários em “Uma carta para o amiguinho

  • 9 de janeiro de 2018 em 23:48
    Permalink

    Que projeto maravilhoso e criativo. Trabalhou vários aspectos do ensino-aprendizagem! Parabéns!

    Resposta
  • 10 de janeiro de 2018 em 01:23
    Permalink

    Que lindo trabalho! Numa época tão tecnológica e de relacionamentos tão frios e distantes, resgatar o uso das cartinhas foi uma ideia maravilhosa. Essa professora é sensacional! Parabéns!

    Resposta
  • 10 de janeiro de 2018 em 09:02
    Permalink

    Que legallllll…. é uma linda iniciativa.Parabéns Vanessa pelo lindo trabalho. Deus te abençoe

    Resposta
  • 10 de janeiro de 2018 em 11:03
    Permalink

    Muito bom, numa época que só usamos a tecnologia, esse projeto ensina valores importantes, como escrita, sentimentos colocado no papel, e não num celular ou computador. Hoje em dia poucos recebem uma carta. Belo trabalho professora.

    Resposta
  • 10 de janeiro de 2018 em 12:05
    Permalink

    Parabéns, Vanessa!
    É uma ótima idéia insentivar as crianças a expressar seu carinho através de cartinha.
    Lindo trabalho!

    Resposta
  • 10 de janeiro de 2018 em 12:38
    Permalink

    Acho maravilhoso espero que nossos alunos com essa experiencia note que existe um mundo além do digital valeu Vanessa

    Resposta
  • 10 de janeiro de 2018 em 12:55
    Permalink

    Parabéns pelo projeto, é mais um incentivo para as crianças lerem e escreverem!

    Resposta
  • 10 de janeiro de 2018 em 13:30
    Permalink

    PARABÉNS tia Vanessa Viana!!!
    Um projeto que incentiva crianças a se comunicarem por cartas.
    Até sonhei agora em receber uma cartinha pessoal, escrita com carinho…rsrs
    Muito Legal!!!

    Resposta
  • 10 de janeiro de 2018 em 13:42
    Permalink

    Que trabalho maravilhoso da professora Vanessa! Num tempo em que passamos por um esfriamento de relacionamento,ela traz de volta algo que a muito estava perdido. Parabéns professora!

    Resposta
  • 10 de janeiro de 2018 em 15:54
    Permalink

    Realmente esse projeto foi espetacular! Além de professora sou também tia de um dos alunos dessa turminha e acompanhei sua empolgação durante todo o processo! Parabéns Espaço Educativo Cirandinha, equipe de excelência…

    Resposta
  • 10 de janeiro de 2018 em 23:57
    Permalink

    Sou suspeito de falar da alta capacidade e excelência de toda nossa equipe docente/pedagógica, nessa todos os projetos são pautados com muita dedicação e carinho; o que acaba determinando tamanho êxito e enfim sucesso. Parabéns a todos os professores! Parabéns Vanessa!
    Paulo Renato de Carvalho Oliveira
    Colaborador e amigo

    Resposta
    • 11 de janeiro de 2018 em 00:00
      Permalink

      Sou suspeito de falar da alta capacidade e excelência de toda nossa equipe docente/pedagógica, nessa todos os projetos são pautados com muita dedicação e carinho; o que acaba determinando tamanho êxito e enfim sucesso. Parabéns a todos os professores! Parabéns Vanessa!
      Do colaborador e amigo

      Resposta
  • 11 de janeiro de 2018 em 17:42
    Permalink

    Parabéns Vanessa!!
    Você é mais um exemplo que o verdadeiro Brasil que queremos para nossas Novas gerações é feito por dedicados profissionais anônimos que fazem a diferença.Essas crianças nunca esqueceram dessa experiência e dos momentos que viveram.

    Resposta
  • 14 de janeiro de 2018 em 10:55
    Permalink

    Parabéns Vanessa!!!!
    As Novas gerações agradecem, pessoas anônimas como você com suas idéias e seu trabalho que fazem o verdadeiro Brasil.
    Você viverá para sempre no coração e nas lembranças dessas crianças.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *