Valores muito bem costurados

Por SOMOS Educação

Em 2017, com o objetivo de trabalhar as relações humanas por uma sociedade mais afetiva, a Escola Vila Sésamo, do município de Salinas da Margarida, na Bahia, promoveu o fantástico projeto “Costurando Valores em Retalhos do Saber”. A iniciativa uniu alunos e familiares da Educação Infantil ao Fundamental II, e permitiu, literalmente, a costura de valores essenciais para o ser humano.

“A ideia era desenvolver e estimular nos alunos os sentimentos mais nobres que o ser humano possa ter e colocar em prática, principalmente ao constatarmos que nos últimos anos vivenciamos numa sociedade em que a disseminação de atitudes perversas tem se intensificado a cada dia”, revela Rosiane Lima Evangelista, Professora de História e Filosofia do Fundamental II, Coordenadora do Fundamental I e II e Diretora da Escola Vila Sésamo.

Depois de um estudo prévio da Literatura com “O Livro dos Valores Para Criança” de Gabriel Chalita, os alunos em conjunto com seus familiares foram convidados a compor uma linda colcha do saber. Nela, cada pedaço representava um valor a ser semeado no lar, na escola e também na sociedade.

Valores diariamente costurados

Para dar dinâmica e permitir a inserção de todos na atividade, a cada dia, um aluno levava a “Caixa de Valores” para casa. Nela, havia pedaços de feltro, uma pequena caixa de costura e a Cartilha do Saber, além de uma literatura da temática, para que pais e filhos juntos aprofundassem os estudos.

Então, conta Rosiane, “os pais ou responsáveis eram convidados a coser o retalho, representando um valor”. Durante todo o ano, a colcha passou pelos lares de todos os alunos, sendo enriquecida e decorada de valores essenciais para a vida.

Depois de passar por todos e ficar lindamente ornada, a colcha de valores foi exposta no dia da Festa da Família, que a escola promoveu no mês de dezembro. Na ocasião, os alunos também elaboraram apresentações teatrais, finalizando o projeto de forma brilhante.

Feliz pelo resultado do projeto, a diretora da Escola Vila Sésamo ressaltou a necessidade de reflexão sobre os valores a serem ensinados. “Ultimamente, tem-se percebido a perda ou pouca prática de sentimentos e valores que venham a gerar amor e solidariedade. O que está em evidência é o círculo do ódio e da violência o que, infelizmente, tem acampado também no meio das crianças. Por motivos tolos ou ainda sem qualquer motivo, agridem-se fisicamente e verbalmente. Nesse sentido, é imperioso que a escola fomente ideias como essa, que sanem a prática do desamor entres os indivíduos e que essas crianças possam ser a semente de uma sociedade mais fraterna e valorativa”, conclui Rosiane.

Como fazer na minha escola:

Desenvolva em sala de aula a leitura de “O Livro dos Valores Para Criança” de Gabriel Chalita.

Convide alunos a falarem sobre o tema.

Depois, cada dia, o aluno levará para casa a colcha dos valores, para que junto com a família possa ornar com um valor.

A colcha deve passar por todos os alunos e, ao final, pode ser exposta em algum evento que prestigie a família e os valores essenciais para o ser humano.

Quer conhecer outros projetos de destaque na educação? Saiba mais em https://www.rededeexperiencias.com.br/na-pratica. E se sua escola também promove e incentiva a participação dos alunos em projetos incríveis, compartilhe conosco em https://bit.ly/2HRdQQ7.

Foto: Escola Vila Sésamo
Compartilhe nas suas redes

2 comentários em “Valores muito bem costurados

  • 19 de setembro de 2018 em 12:46
    Permalink

    Muito bom!

    Resposta
  • 22 de janeiro de 2019 em 08:06
    Permalink

    Parabéns escola Vila sésamo, belíssimo trabalho, o mundo precisa dessa diferença que vocês fazem a cada dia ,a equipe toda está de Parabéns em especial a dona da escola Dilma Costa. Sucesso

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *