Viajando pelo Universo

Por: Somos Educação

Quem nunca sonhou em entrar num foguete, viajar para o espaço e conhecer o Sistema Solar? Toda criança, provavelmente. Esse assunto desperta a curiosidade de muita gente. E pensando em se aprofundar nessa temática, o CIMI Colégio Imigrantes, de Santo André-SP, criou o projeto “Viajando no conhecimento”, para os alunos do Ensino Fundamental.

A atividade se empenhou em trabalhar o tema “Terra e Universo”. Dessa forma, os alunos tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre o Sistema Solar, movimentos da Terra e da Lua. Os estudantes também aprenderam sobre calendários, fenômenos cíclicos naturais e outros assuntos relacionados à proposta.

Explorando o Universo

Para ganhar proximidade com o tema, os jovens assistiram ao filme “No mundo da Lua”. Após a sessão, foi realizada uma roda de conversa com o objetivo de levantar o conhecimento prévio dos alunos sobre o Sistema Solar.  “Esse momento serviu para explorar um pouco mais o tema. Nós debatemos sobre a sinopse do filme, aprendemos mais sobre o Universo e conseguimos trabalhar também o gênero textual”, explica Juliana Santello, professora responsável pelo projeto.

Na sequência, a professora exibiu alguns slides e vídeos sobre o assunto. Os alunos também tiveram que colocar a mão na massa e usar a criatividade. “Eles fizeram cartazes do sistema solar, destacando a ordem dos planetas. Realizaram trabalhos individuais de pesquisa relacionados ao assunto. Além disso, fizeram um teatro de fantoches com o tema Terra e Universo”, pontua a professora.

 

Alunos participando da atividade “Viajando no Conhecimento”

 

Mas é claro que não parou por aí. Os alunos criaram um Quiz coletivo, confeccionaram um foguete com sucata e também um passaporte chamado “Astronauta por um dia”. O documento dava direito aos jovens de fazerem uma viagem, visitando planetas, utilizando óculos de realidade virtual 3D.

 

Experiência com o óculos 3D

 

Todo material produzido foi exposto aos pais e funcionários da escola. Foi um verdadeiro sucesso! Os alunos se divertiram com a atividade e conseguiram aprofundar o conteúdo que estavam aprendendo nas aulas de ciências.

 Como fazer na minha escola:

– Inicie o projeto investigando os conhecimentos prévios dos alunos em relação ao tema “Sistema Solar e Universo”;

– Escolha um filme relacionado ao assunto e proponha uma atividade de produção de texto para trabalhar a sinopse do filme;

– Apresente vídeos explicativos sobre os planetas, abordando assuntos como o tamanho, a posição e outras curiosidades que considerar apropriado para a turma;

– Elabore aulas didáticas com o auxílio de slides e imagens;

– Convide os alunos a realizarem uma viagem pelo sistema solar e oriente-os na confecção de um passaporte de astronauta;

– Se a sua escola oferece acesso a recursos tecnológico, promova a atividade “Astronautas por um dia”. Assim, os alunos podem escolher um planeta para visitar utilizando um óculos de realidade virtual e vídeos do youtube 360 graus;

– Aproveite as aulas de artes para confeccionar um foguete com sucata. Proponha a confecção de cartazes e a criação de teatro de fantoches para abordar o tema do projeto. Elabore um caça-ao-tesouro com o auxílio da rosa dos ventos.

 

Para ver outros projetos de destaque na educação navegue em https://www.rededeexperiencias.com.br/na-pratica. E se sua escola também promove e incentiva a participação dos alunos em projetos incríveis, compartilhe conosco em https://bit.ly/2HRdQQ7.

Fotos: CIMI Colégio Imigrantes
Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *