Vida saudável é sinônimo de boa educação

Por SOMOS Educação

A boa alimentação e a prática de exercícios físicos são fundamentais para qualquer um, e o incentivo deve começar a partir da infância. O desenvolvimento cognitivo de jovens só é possível se estiver alinhado com a saúde e o bem-estar deles. Pensando nessa realidade, a Escola Antônio Burgos, situada no município de Santa Cruz do Capibaribe (PE), criou o projeto “Com gosto de saúde”, para estimular a meninada a refletir sobre vida saudável de maneira lúdica.

Alimentação saudável em foco
Alimentação saudável em foco

Com um mês inteiro de atividades, o projeto promoveu ações envolvendo os professores, alunos, bem como toda a comunidade escolar. O destaque da última edição foi a cozinha experimental, que levou os alunos a colocarem a mão na massa para montar lanches divertidos – e os resultados foram deliciosos. “Orientamos as crianças a serem conscientes na hora de escolherem seus lanches, tornando a experiência significativa”, explica Maria Izabel, representante da Escola Antônio Burgos.

Aprendendo a ser saudável

Além dos lanches divertidos, houve momentos de reflexões em sala, músicas sobre o tema, caminhadas, danças… o objetivo foi ajudar a incorporar tais hábitos nas rotinas, promovendo vivências saudáveis.  “Foi um mês de muitos aprendizados e conquistas! Em nossa escola investimos em um aprendizado significativo, contribuindo assim para a formação de cidadãos éticos, críticos-construtivos e atuantes na sociedade”, afirma Maria Izabel.

Por fim, os alunos, junto com os professores, ainda realizaram uma apresentação para os pais e demais visitantes. A exposição contou com didatismo a respeito de ervas medicinais, musicoterapia, equilíbrio emocional, aferição de pressão arterial, cálculo do IMC (Índice de massa corporal), receitas de pratos saudáveis, entre outras ações.

Crianças se animam ao preparar comidinhas
Preparando as comidinhas

Muitos pais compartilharam o quanto aprenderam e o quanto entendem a importância de projetos como esse para a vida das crianças e para o bem-estar geral de suas famílias.

Como fazer na minha escola:

– O cronograma com as atividades que serão realizadas a cada aula é montado pelo professor, com supervisão da direção pedagógica e da coordenação;

Pensar em atividades lúdicas, visando orientar à saúde alimentar e ao bem-estar dos alunos;

– Desenvolver as competências socioemocionais durante as atividades;

– Solicitar a contribuição dos pais, professores e de toda a comunidade escolar para que seja uma experiência coletiva.

Lanches divertidos
Lanches divertidos

Para ver outros projetos de destaque na educação navegue em https://www.rededeexperiencias.com.br/na-pratica. E se sua escola também promove e incentiva a participação dos alunos em projetos incríveis, compartilhe conosco em https://bit.ly/2HRdQQ7

Fotos: Escola Antônio Burgos
Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *