Arte e Escrita para a vida

Por SOMOS Educação

Muito mais que preparar seus alunos do Ensino Médio para o vestibular, prepará-los para fazer a diferença na sociedade. Com esse foco, o Colégio São Francisco, de Pedreiras, no Maranhão, envolveu os estudantes no projeto “Arte e Escrita”.

A atividade, proposta pela professora de Produção Textual, aguçou o pensamento crítico dos jovens para temas relevantes do cotidiano e com potencial para ser aplicado nas redações dos vestibulares mais cobrados do país.

Para aprofundar entendimento em cada assunto trazido para sala de aula, o colégio promoveu encontros entre os alunos e especialistas. Eles compartilharam informações e enriqueceram as discussões temáticas. Por meio de diversas técnicas, entre elas roda de conversa, café filosófico e painéis, os alunos puderam construir e protagonizar o próprio aprendizado e adquirir bagagem de conhecimento para abordar cada tema proposto.

Palestra com especialista
Palestra com especialista

A escrita…

Os encontros com os diversos especialistas acontecem durante todo o ano letivo. Após o último, o colégio realiza um concurso de redação com um tema central que se relacione a todos os temas debatidos durante o projeto. Assim, é possível estudar de forma inovadora para assuntos prováveis em vestibulares, melhorando a expressividade e a argumentação dos estudantes e evoluindo nas notas das avaliações – resultado que é percebido pelos professores e pelos próprios alunos.

Outra atividade que integra o projeto é um concurso de poesia, onde os alunos do Ensino Fundamental II também fazem parte. Dessa forma, já iniciam o processo de construção de preocupação e de crítica social.

Para as educadoras envolvidas no projeto “essa inserção faz toda a diferença na mudança de postura diante das situações do dia a dia, com a análise da aplicação dos assuntos na vida e com a absorção de conteúdos de forma prática.”

…E o aprendizado que vira arte

O encerramento do projeto “Arte e Escrita” é marcado por um evento com lindas apresentações artísticas. Trata-se de um dia com muita dança, música e encenação teatral, todas relacionadas com os temas trabalhados. É quando aflora o talento de cada estudante e a aprendizagem torna-se ainda mais prazerosa.

Apresentação musical
Apresentação musical

O resultado final desse lindo projeto é a integração entre os estudantes e o melhor preparo não apenas para enfrentar os vestibulares, mas os demais desafios diante da sociedade moderna.

Apresentação teatral
Apresentação teatral

Como fazer na minha escola:

– O ponto mais importante é a busca e definição dos temas. Por isso, escolha assuntos relevantes do cotidiano, que podem ser cobrados nas provas de vestibulares.

– O passo seguinte é ir em busca dos especialistas que poderão abordar cada tema escolhido.

– Faça um calendário durante o ano letivo. Mais além, incentive que os especialistas utilizem técnicas diferenciadas para sempre cativar e integrar o aluno nas discussões.

– Após a discussão de todos os temas, escolha um tema central. Peça que os alunos escrevam a respeito em forma de concurso de redação, assim como um concurso de poesia.

– A premiação pode acontecer no dia de encerramento do projeto. Nesse dia, inclusive, a escola pode realizar apresentações de música, dança e teatro realizada pelos próprios estudantes.

Para ver outros projetos de destaque na educação navegue em https://www.rededeexperiencias.com.br/na-pratica. E se sua escola também promove e incentiva a participação dos alunos em projetos incríveis, compartilhe conosco em https://bit.ly/2HRdQQ7

Fotos: Colégio São Francisco
Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *