Colocando a mão na arte

Por SOMOS Educação

A arte é o melhor canal para expressar emoções e sentimentos. Ela reflete história e cultura, e já revelou vários artistas, como Tarsila do Amaral, por exemplo. Desse modo, propondo explorar a criação artística nas crianças, a escola Cobra Vestibulares desenvolveu o projeto “Semana da Arte Maluca”. A iniciativa mobilizou os alunos da educação infantil.

O objetivo da atividade foi montar uma exposição com desenhos feitos pelos estudantes, tendo como base artistas conhecidos. Para tudo sair como planejado, os alunos tiveram que usar a imaginação, o que deixou Aline de Souza, coordenadora da escola, muito feliz. “O projeto estimula, desafia e confronta a criatividade entre eles. É uma forma de enriquecer o conhecimento e as próprias experiências, nessa fase da vida, através da arte”.

Fazendo arte

Cada turma recebeu um artista para ser trabalhado. O Mini Maternal representou Edvard Munch, com a obra ” O Grito”, e Frida Kahlo, uma artista muito conhecida por representar a natureza em suas obras. Já o Maternal se inspirou em Tarsila do Amaral, desenhista e tradutora brasileira. O Jardim 1 ficou com Romero Britto, pintor, escultor e serígrafo brasileiro. E por fim, o Jardim 2 encantou com sua representação da obra Mona Liza de Leonardo da Vinci.

Criança fazendo os desenhos da exposição

 

Os professores trouxeram as sugestões e monitoraram todo o processo. “Eles pesquisaram várias atividades sobre os artistas e colocaram numa linguagem que as crianças compreendessem. Depois, incentivaram que os alunos criassem os desenhos. Com os trabalhos, montamos uma linda exposição”, destaca a coordenadora. Ela comemora o objetivo alcançado. “O projeto foi um sucesso! Os alunos conseguiram mostrar que a arte pode ser vista de diversas formas. Seja por meio do desenho, da dança, da invenção de histórias ou até mesmo do próprio consumo de tudo que foi citado. Definitivamente, a “Semana da Arte Maluca” trouxe muito aprendizado para quem participou.”

 

Desenhos da Semana de Arte Maluca

 

“As iniciativas artísticas têm um papel importante no desenvolvimento intelectual infantil. Isso porque a expressão tem a ver com imaginação, com a capacidade de enxergar o mundo além do óbvio, de pensar fora da caixa e elaborar alternativas para problemas”, finaliza Aline de Souza, coordenadora da escola.

 Como fazer na minha escola:

– Primeiramente, deve-se escolher os artistas que serão trabalhados;

– O próximo passo é procurar histórias sobre os artistas e transformar o conteúdo numa linguagem infantil para passar para os alunos;

– Na sequência, elabore atividades relacionas ao tema. Faça uma roda de conversa e mostre as obras que serão representadas pelos alunos;

– Para finalizar, faça uma linda sessão de fotos com as obras escolhidas pelas professoras;

– O tempo de duração do projeto pode ser de até 30 dias, entre a escolha do tema até a finalização.

 

Para ver outros projetos de destaque na educação navegue em https://www.rededeexperiencias.com.br/na-pratica. E se sua escola também promove e incentiva a participação dos alunos em projetos incríveis, compartilhe conosco em https://bit.ly/2HRdQQ7.

Fotos: Cobra Vestibulares
Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *