Incentivando a sustentabilidade

Por SOMOS Educação

 

A sustentabilidade é um assunto indispensável a ser abordado na escola. O contexto envolve as relações entre homem e meio ambiente. Sabendo dessa importância, o Colégio de Aplicação Dom Hélder Câmara, de São Gonçalo-RJ, resolveu trabalhar o projeto “Abelhas Nativas: polinização e sustentabilidade”. Participaram desse projeto os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I.

Os eixos da atividade foram a produção de desenhos e uma palestra. Os estudantes abordaram a importância da polinização para o desenvolvimento sustentável. A ideia do projeto veio quando a escola participou do Prêmio Iluminando os Ideais, da UNESCO. “Nossa proposta foi criar iniciativas que colocassem como prioridade o cuidado com os polinizadores. Dessa forma, fortalecemos atitudes e valores em prol da natureza e do futuro da humanidade”, revela Fabricia Paula Scarpa, coordenadora da escola.

Sustentabilidade na escola

Os professores criaram estratégias de ensino e se mobilizaram para levar as informações sobre o tema aos alunos. Um dos canais utilizados foi a palestra com os especialistas José Nilton Flor de Oliveira, apicultor, e Sérgio Ricardo, coordenador de proteção aos animais.

“Eles falaram sobre a vida das abelhas e destacaram que elas estão em extinção. Falaram também sobre a sua função, que também são fonte de alimento. Por fim, relataram algumas curiosidades da vida diária delas. Os alunos adoraram”, ressalta Fabricia.

 

Alunos aprendendo sobre sustentabilidade

 

No local da atividade, havia uma caixa transparente com várias abelhas dentro. Para mostrar como é feito o contato de quem trabalha com esse tipo de inseto, um dos palestrantes usou uma vestimenta de apicultor. No final, os alunos tiveram a oportunidade de degustarem o mel produzido pelas abelhas.

Depois de passarem por essas experiências, chegou a hora de usar a criatividade. Os estudantes produziram desenhos sobre o tema. Os trabalhos foram expostos na instituição para toda a comunidade escolar, pais e convidados. A coordenadora ficou bastante satisfeita com o resultado. “Fizeram os jovens atuarem como agentes protetores das abelhas, evitando o desequilíbrio ambiental. É ótimo ver toda essa mobilização”, finaliza Fabricia Paula Scarpa.

 

Exposição dos desenhos do projeto Abelhas Nativas

Como fazer na minha escola:

– Escolha um tema sobre sustentabilidade para ser trabalhado;

– Com a ajuda dos professores, crie estratégias de como desempenhar a atividade com os alunos;

– Produza uma palestra e convide especialistas para falar sobre o assunto;

– Repasse para os estudantes o projeto e fale sobre a criação dos desenhos;

– Depois de produzidos os desenhos, exponha-os no pátio da escola e convide os pais para visitarem o local.

 

Para ver outros projetos de destaque na educação navegue em https://www.rededeexperiencias.com.br/na-pratica. E se sua escola também promove e incentiva a participação dos alunos em projetos incríveis, compartilhe conosco em https://bit.ly/2HRdQQ7.

Fotos: Colégio de Aplicação Dom Hélder Câmara
Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *