Informação e preservação ambiental dentro e fora da escola

Por SOMOS Educação

Em 2017, o Instituto de Desenvolvimento Educacional (Ideia), de São José dos Campos, no interior de São Paulo, somou forças no combate ao mosquito Aedes aegypti. Através do projeto Semeiam Ideia, que envolveu os alunos do Ensino Fundamental e a colaboração dos professores de Ciências e de Biologia, a escola levou muita informação para além dos muros, semeando informação e conhecimento acerca da importância da preservação do meio ambiente para estudantes e também para moradores do entorno.

A ideia inicial foi pensada somente para a Semana do Meio Ambiente promovida pela escola. Mas, o envolvimento de todos foi tão grande que o projeto Semeiam se estendeu por todo ano. A coordenadora Agda Andrea Ferreira Ribeiro detalha como tudo aconteceu.

“O projeto foi desenvolvido em quatro etapas, sendo dividido nas fases de pesquisa, montagem, desenvolvimento e apresentação. Na pesquisa, cada aluno realizou uma busca sobre assuntos relacionados ao tema, sorteado pelos professores. Depois, a pesquisa de cada aluno foi compartilhada com o grupo em que ele fazia parte para que, juntos, pudessem produzir cartazes e panfletos com imagens e informações relevantes sobre o combate ao mosquito, bem como sobre a importância da preservação ambiental”, explica Agda.

Com o material informativo produzido, a etapa seguinte foi divulgá-lo para a comunidade no entorno da escola. “Os alunos, juntamente com os professores responsáveis, montaram uma apresentação em dois supermercados próximos à escola. Lá, eles também apresentaram pesquisas sobre o tema e distribuíram mudas de Citronela e sementes de Crotalária, plantas que podem combater de maneira natural o mosquito. Nas apresentações, os alunos ainda informavam ao público que assistia atentamente sobre as doenças que o Aedes causa e lembravam dos cuidados diários necessários com lixo e água acumulados”, conta a coordenadora.

Panfletos orientaram sobre riscos no acúmulo de lixo

A quarta e última etapa do projeto Semeiam Ideia foi a apresentação do trabalho desenvolvido ao longo de todo o ano para os demais alunos da escola e para os visitantes da 9ª Mostra de Novas Ideias.

Para a coordenadora Agda, a experiência foi muito valiosa para todos. “Foi um projeto informativo, social e ambiental, desenvolvido pelos próprios alunos e professores, fazendo com que o conhecimento relevante aprendido em sala de aula fosse compartilhado com toda a comunidade local”, comemora.

Como fazer na minha escola:

Introduza o assunto em sala de aula e peça para que cada aluno pesquise sobre o tema em casa.

Com as pesquisas realizadas, divida a sala em grupos e incentive que cada integrante do grupo compartilhe suas pesquisas.

Depois, é produzir o material informativo e divulgá-lo dentro e fora da escola, mostrando a importância de se combater o mosquito e também de preservar o meio ambiente.

Foto: Shutterstock
Compartilhe nas suas redes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *